31 de janeiro de 2011

Mentira (y)'


Eu queria entender. Queria entender tanta coisa, mas eu acho que o maior mistério a ser desvendado do ser humano seria a capacidade e a dependência da mentira. Queria entender o porquê que é tão difícil para as pessoas serem verdadeiras, simplesmente falarem a verdade. As teses que se passam em minha cabeça me parecem fracas, considerando o estrago que uma mentira pode causar em uma vida. Mentira é mentira, independente do tamanho. Mentir, quem nunca mentiu na vida? Mentiras como mentir a nota que se tirou em matemática, sobre o namorico escondido, no que afetam essas mentiras? em nada. Mas e as mentiras feias? Aquele "eu te amo" falso, aquele abraço falso, aquela amizade falsa, aquele amor falso, aquele sorriso falso. Será que essas pessoas que mentem essas mentiras feias não sabem que as outras pessoas têm sentimentos? As vezes acho que essas pessoas não sabem nem sequer o que são sentimentos, e não sabem que suas vítimas, ou melhor, as vítimas das suas mentiras, das suas falsidades, têm sentimentos frágeis e que as vezes a ferida que a mentira abre, demora muito a ser cicatrizada e que as vezes mesmo cicatrizada, a marca dela fica para sempre. Existem pessoas que simplesmente tem o hábito de mentir: mentem sobre as marcas das suas roupas, mentem sobre suas ultimas viagens, mentem sobre sua casa, mentem sobre sua conta bancária. Mas a diferença é que esse tipo de mentira, apesar de ser de um desprezo imenso, não são as mais perigosas. O único sentimento que pode afetar suas vítimas é a inveja, ou então afetarem ao próprio autor da mentira, porque ao fundo o mais enganado é o próprio. Engana-se de ter tudo o que mente, e no fundo sabe que não o tem. E a vontade de ter é tão incontrolável, que mente para poder ao menos por alguns segundos, reconfortarem-se mentindo aos outros o que sempre desejou ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário